ÚLTIMAS NOTÍCIAS:



INSTITUTO CULTURAL RUSSO E ESA-OAB/RS PROMOVEM PALESTRA SOBRE A TRANSIBERIANA

No próximo dia 20/11/2014 as 18h30min. o professor Felipe Luiz Ribeiro Daiello, realizará uma palestra sobre a Transsiberiana na Russia, no auditório da OAB-RS na Rua Washington Luiz, 1110/2º andar - a entrada será gratuita aberta ao público em geral.


DIRETOR DE ASSUNTOS ESPACIAIS PAULO G. RAMOS, PARTICIPA DE EVENTO NO IAE

Veja mais informações


CURSO DE LÍNGUA RUSSA PARA A COPA DO MUNDO DE 2018, COM FORMAÇÃO DE TRADUTORES/INTERPRETES NA RUSSIA

O Instituto Cultural Russo em parceria com a ESA/OAB-RS desenvolverá a partir de 18/08/2014 um curso especial para o aprendizado da língua russa com formação de TRADUTORES/INTERPRETES.
O curso terá 8 módulos (400h) semestrais, com 4h semanais e término previsto para junho de 2018.

Veja mais informações


CURSO DE LÍNGUA RUSSA, SEGUNDO SEMESTRE DE 2014

ESTÃO ABERTAS AS MATRÍCULAS PARA NOVAS TURMAS.

Veja mais informações


INSTITUTO CULTURAL RUSSO ORGANIZA VIAJEM À RÚSSIA

Excursão para Rússia em setembro.
Visitas a Moscou, Sant Peterburgo e famosas lindas cidades de Anel de Ouro.

Informações 8411-7771 ou com Helenita Zereu
spacetravel@via-rs.net
Rua Xavier Ferreira, 26 B - Auxiliadora
(51) 3279-1819 / 8438-3933.

Programas e custos neste link


PALESTRA E EXPOSIÇÃO UMA VIAJEM PELA TRANSIBERIANA NA OABRS:
Foi realizada exposição pela Diretora do Instituto Cultural Russo, Professora Elena Jaeger e alunos, com apoio da Câmara de Fomento das Relações Brasil Rússia, Consulado Russo e Escola Superior de Advocacia-ESA-OAB/RS, na sede da OAB-RS. Foi um momento especial da programação cultural das instituições.

Veja mais fotos




Veja a imagem ampliada

CURSO DE LÍNGUA RUSSA, SEGUNDO SEMESTRE DE 2013.

ESTÃO ABERTAS AS MATRÍCULAS PARA NOVAS TURMAS:

Maiores informações

PRESIDENTE JOCELIN PARTICIPOU NA EMBAIXADA RUSSA DA RECEPÇÃO DE COMEMORAÇÃO DA DATA NACIONAL RUSSA:
O Presidente da Câmara de Fomento das Relações Brasil/Rússia, Jocelin Azambuja, foi recebido pelo Senhor Embaixador da Federação da Rússia no Brasil. Sergey Pogosovich Akopov, para confraternizarem em momento importante das relações Rússia/Brasil .
Jocelin também encontrou-se com o novo Chefe da Missão Comercial da
Rússia no Brasil Sr. Sergey Loginov, oportunidade que conversaram sobre a ampliação das relações comerciais Brasil/Russia.

Veja mais fotos


PRIMEIRA COSMONAUTA RUSSA DISPOSTA A VIAJAR A MARTE COM PASSAGEM SÓ DE IDA:

Saiba mais.


JOCELIN PRESIDE REUNIÃO DE CÂMARAS DE COMÉRCIO:
O Presidente Jocelin Azambuja da Câmara de Fomento das Relações Brasil Rússia, participou da reunião plena de 2013 do Conselho de Comércio Exterior da Fecomércio-RS e da FCCE Sul, no dia 10 de maio, às 11h, seguido de almoço.

A reunião ocorreu na sede Fecomércio-RS tendo como pauta:
:: Atividades das câmaras bilaterais.
:: Resolução 13, ICMS interestadual de 4%.
:: Reorganização Sindical das empresas de serviços ao comércio exterior.
Convocada por Arno Gleisner Vice-Presidente da Fecomércio-RS e da FCCE e Coordenador do Conselho de Comércio Exterior

No primeiro assunto de pauta, Atividades das câmaras bilaterais Jocelin foi convidado para presidir os trabalhos e destacou a falta de apoio financeiro dos empresários, entidades e governos as atividade das câmaras, que são fundamentais para o comércio bilateral.
Houve a manifestação das Câmaras do Uruguai, Argentina, Canada, Holanda, Bolívia, Portugal, Itália, Angola Reino Unido e encerrando Jocelin pela Rússia.

Além das câmaras participaram dirigentes sindicais e empresários de diversas áreas.

MISSÃO COMERCIAL DA RÚSSIA NO BRASIL ESTEVE EM VISITA A CÂMARA E A FEDERASUL, TRAZENDO NOVAS TECNOLOGIAS DE EMPRESAS RUSSAS.

Veja mais fotos



CÔNSUL DA RÚSSIA NO RS, FAZ PALESTRA NA ABERTURA DO ANO LETIVO DE 2013 DO CURSO DE LÍNGUA RUSSA:
O Cônsul da Rússia no RS. Prof. Fernando G. Sampaio foi o palestrante na
abertura do ano letivo do Instituto Cultural Russo, nas dependências da
ESA-OAB-RS, onde são dadas as aulas de língua russa nessa parceria da
Câmara de Fomento das Relações Brasil Rússia.

INSTITUTO CULTURAL RUSSO CONFRATERNIZA NA OAB/RS:
No final de 2012, alunos do curso de língua russa, confraternizaram com funcionários da ESA/OAB-RS,a direção da Câmara de Fomento das Relações Brasil/Rússia e do Instituto Cultural Russo na sede da OAB/RS

Foto de João Henrique Willrich - OAB/RS


CÔNSUL EM EVENTO NA EMBAIXADA DA RÚSSIA NO BRASIL:
CÔNSUL da Rússia no RS., o Prof. FERNANDO G. SAMPAIO, esteve participando na Embaixada em Brasília, no dia 14/06, das comemorações da nacional da Rússia. Levou pleitos dos nossos empresários especialmente da area de carnes. Foi recebido pelo Senhor Embaixador da Federação da Rússia no Brasil. Sergey Pogosovich Akopov. O Embaixador disse que esta a disposição para ajudar no que for possível, para que o Brasil possa ter a liberacao do embargo.

FORMATURA DE LÍNGUA RUSSA E CONFRATERNIZAÇÃO DE FIM DE ANO
NO último dia 15/12 em parceria com a OAB-RS/ESA foi realizada a formatura de mais uma turma de língua russa, com a presença do Cônsul Professor Fernando G. Sampaio, no auditório da OAB/RS. O Dr. Julio Cezar Caspani falou em nome da Ordem e da Escola Superior de Advocacia, saudando a todos e dizendo da importância da parceria feita que irmana mais ainda os dois países. O Sr. Cônsul destacou a importância do trabalho desen-volvido pela Camara e o Instituto, presidido pelo Dr. Jocelin Azambuja e Dirigido o Instituto pela Professora Elena Jaeger, cumprimentando a OAB/ESA pelo trabalho conjunto. O Presidente Jocelin agradeceu a todos os alunos e a OAB-RS e ESA, em especial aos Presidentes Dr. Claudio Lamachia e Dr.Alexandre Lima Wunderlich por este trabalho conjunto que tem dado tantos frutos positivos e anunciou a missão cultural, comercial e política que sera desenvolvida de 11 a 21/5/12, a Rússia em parceria com a FECOMERCIO, convidando a todos para participarem. A Diretora Prof. Elena fez a entrega dos certificados e agradeceu a todos os funcionários da Esa pelo apoio diário dado ao Instituto. Apos a formatura foi feita uma confraternização de fim de ano.
Veja mais fotos

CÂMARA E CONSULADO SE REUNEM COM A FECOMÉRCIO-RS PARA REALIZAREM MISSÃO CULTURAL E EMPRESARIAL A RÚSSIA
O Presidente da Câmara de Fomento das Relações Brasil/Rússia, Dr. Jocelin Azambuja, juntamente com O Cônsul da Rússia no RGS, Professor Fernando G. Sampaio, estiveram em visita ao Presidente da FECOMÉRCIO-RS, Sr. Zildo De Marchi. tendo sido recebidos por este e pelo Vice-Presidente Arno Gleisner, que coordena o Conselho de Câmaras da FECOMÈRCIO-RS, onde nossa Câmara participa ativamente.

A reunião teve como objetivos principais: Primeiramente uma proposta do Sr. Cônsul, para o apoio da entidade, para termos uma filial do Ballet Mariinsky, antigo Ballet Kirov, de São Petersburgo, em Porto Alegre na sede Fecomércio, já que São Petersburgo é cidade irmã de Porto Alegre, ficando a sede do Ballet junto ao teatro da entidade, o que representará um avanço cultural para nossa cidade e estado

O segundo objetivo foi apresentado pelo Presidente da Câmara, para uma parceria, na realização de uma missão empresarial e cultural a Rússia, mais precisamente as cidades de São Petersburgo e Moscou, atendendo um convite da Câmara de Comércio e Indústria da Rússia/Brasil, para que organizássemos uma missão comercial na primeira quinzena de maio de 2012 à Rússia. Foi convidada a Fecomércio-RS, para ser a entidade líder, parceira da missão e o Presidente Zildo, para presidir a Missão, em conjunto com a Câmara e Consulado.

O Presidente Zildo acolheu de forma muito positiva as proposições e dará andamento aos projetos com sua assessoria. Ao final o Presidente Jocelin autografou um livro de sua autoria CPMs/APMs Uma Revolução Comunitária ao Presidente Zildo, propondo uma edição especial para chegar as escolas gaúchas.


TROYKA VENCE XII FESTIVAL SÃO BORJA EM DANÇA
O grupo Folclórico de danças TROYKA, formado por descendentes russos de Campinas das Missões-RS, pertencentes a Associação Cultural Russa VOLGA do Brasil, Presidida por Jacinto Zabolotsky, venceu o Festival Internacional de Danças de São Borja, competindo com mais 93 grupos de danças do Mercosul. Nossa homenagem a comunidade russa e ao grupo folclórico.
Veja mais fotos

RÚSSIA E BRASIL PODEM COMERCIALIZAR SEM UTILIZAR DÓLAR
O Banco Central da Rússia divulgou declaração após encontros com autoridades brasileiras, que Rússia e o Brasil podem abandonar o dólar no comércio bilateral, substituindo-o por suas moedas nacionais sem informar quando a medida será implementada. "A questão do uso de nossas moedas nacionais no comércio bilateral foi tema central de nossas discussões", disse o BC russo. "Os planos mais adequados parecem ser os que usam acertos em moeda nacional por meio de bancos comerciais." A Rússia vem há anos pedindo o abandono do dólar em transações internacionais e como moeda de reserva. A China e a Rússia começaram no ano passado a usar o rublo e o iuane em seu comércio bilateral de US$ 40 bilhões por ano e o par de moedas vem sendo negociado no índice Micex de Moscou desde dezembro. O comércio bilateral entre o Brasil e a Argentina cresceu 60,27% entre o primeiro semestre de 2010 e o mesmo período deste ano, por meio do Sistema de Moeda Local (SML). De acordo com os dados do Banco Central (BC).

CÂMARA DE FOMENTO DAS RELAÇÕES BRASIL- RÚSSIA , INSTITUTO CULTURAL RUSSO E A ESCOLA SUPERIOR DE ADVOCACIA INFORMAM QUE ESTÃO ABERTAS AS MATRÍCULAS PARA AS TURMAS DO SEGUNDO SEMESTRE DE 2011

Maiores informações

CAMARA BRASIL/RÚSSIA SE REÚNE COM ENTIDADES E EMPRESÁRIOS NA RÚSSIA
O Presidente e o Vice, da Camara de Fomento das Relações Brasil/Rússia, Jocelin Azambuja e Luiz Gerd Pasqualini, retornaram de Moscou na Rússia, onde se reuniram com o Conselho de Comércio Rússia/Brasil e Empresários, para unirem esforços procurando uma solução para o embargo sofrido pelos Frigoríficos Brasileiros, na exportação para a Rússia, ficando o compromisso da entidade russa de agir junto as autoridades russas visando uma revisão para a questão. Trataram também de ampliar os negócios com a Rússia em reuniões com empresários de outros setores da economia para melhorar a balança comercial. (Na foto anexa uma das reunioes em Moscou com o Vice-Presidente do Conselho de Comércio Rússia/Brasil Sr. Sergey V. Loginov, com o Vice e o Presidente da Camara de Fomento das Relações Brasil Rússia, Luiz G. Pasqualini e Jocelin Azambuja).
Veja mais fotos

50 ANOS DA PRIMEIRA MISSÃO ESPACIAL HUMANA FOI COMEMORADO EM 12 DE ABRIL DE 2011
2011 é marcado por uma data de destaque na história da humanidade. Comemoramos 50 anos da primeira missão espacial do Homem. Esta façanha espacial foi feita pelo russo Yury Gagarin em 12 de abril, 1961.O web-site da Agência Espacial Federal Russa abriu uma nova seção para publicar materiais sobre Yury Gagarin, e qualquer coisa ligada com o nascimento da era da exploração espacial humana. A Roscosmos oferece, a quem está interessado nos programas espaciais, de partilhar os seus documentos, fotos, outras informações com seus leitores. Será apreciado qualquer tipo de material relacionado com o primeiro homem no espaço e sua missão, os veículos espaciais em primeiro lugar e os seus projetistas, a preparação do primeiro cosmonauta, etc. Enviem suas fotos ou histórias para Roscosmos PAO (e-mail: press@roscosmos.ru), endereço r Schepkina 42, Moscou, Rússia, 107.996). Os materiais selecionados serão publicados no "50 Anos da primeira missão espacial humana a ser comemorado em 12 de abril de 2011" do site da Roscosmos.

CURSO DE LÍNGUA RUSSA, PRIMEIRO SEMESTRE DE 2011
O Instituto Cultural Russo, da Câmara de Fomento das Relações Brasil/Rússia e a Escola Superior de Advocacia DA OAB/RS, informam que estão abertas as matrículas para os cursos de Língua Russa, turmas do primeiro semestre de 2011.
Maiores informações

EMBAIXADOR AKOPOV VISITA PORTO ALEGRE
O Embaixador da Federação da Rússia no Brasil Sr. Sergey Pogosovich Akopov, neste final de ano de 2010, veio ao nosso estado trazer cumprimentos de fim de ano ao Sr. Cônsul da Rússia no RS. Professor Fernando G. Sampaio e ao Presidente da Câmara de Fomento das Relações Brasil-Rússia, Dr. Jocelin Azambuja, e ao Vice-Presidente Luiz Gerd Pasqualini, em jantar informal em Porto Alegre.
Apos este encontro o Embaixador Akopov seguiu para Santa Rosa e Campina das Missões onde esteve visitando o pároco da Igreja Ortodoxa e comunidade local. O Embaixador Akopov que ja serviu na Embaixada nas decadas de 80/90, disse ter lembranças muito positivas de nosso estado e cidade, desejando felicidades a todos pela passagem do final de ano e natal, em especial a comunidade russa do estado.

CONFRATERNIZAÇÃO DE FIM DE ANO
Confraternização de fim de ano, realizada na sede da OAB/RS, do nosso Instituto Cultural Russo, no encerramento das atividades do Curso de Língua Russa, realizado durante o ano na ESA. Estiveram presentes no evento o cônsul da Rússia no Rio Grande do Sul, Fernando Sampaio; a diretora do Instituto Cultural Russo e professora do curso, Elena Jaeger; e o presidente da Câmara de Fomento Brasil Rússia, Jocelin Azambuja, além de alunos e colaboradores da Escola Superior de Advocacia.

RÚSSIA VAI SEDIAR A COPA DE 2018
O presidente russo, Dmitri Medvedev, em razao da notícia da escolha da Rússia como país sede da Copa do Mundo de 2018 com um "Hurra! Vitória!", em sua conta pessoal no Twitter. "Hurra! Vitória! Organizaremos a Copa 2018. Agora é preciso fazer o necessário para organizar o Mundial", afirmou o chefe do Kremlin, grande usuário das novas tecnologias.
Há anos, a Rússia tem se tornado um dos principais destinos de estrelas e jovens revelações do Brasil. O país tem investido no futebol e os brasileiros que lá estão apoiaram a decisão da Fifa (Federação Internacional de Futebol e Associados) de permitir que lá seja realizada a Copa do Mundo de 2018.

Alunos da ESA participam de palestra com cônsul da Rússia no Estado:
“Os 65 anos da participação da Rússia na 2ª Guerra Mundial e a Rússia atual”.

A Escola Superior de Advocacia da OAB/RS, em parceria com o Instituto Cultural (ICR), promoveu a palestra O painel foi ministrado pelo cônsul da Rússia no Rio Grande do Sul, professor Fernando Sampaio. O tema foi “Os 65 anos da participação da Rússia na 2ª Guerra Mundial e a Rússia atual” foi realizado, nesta terça-feira (09), na sede da OAB/RS, em comemoração aos quatro anos de existência do Instituto Cultural Russo.

O evento, em comemoração aos quatro anos de existência do ICR, foi realizado nesta terça-feira (09), na sede da Ordem dos Advogados gaúcha. Além dos alunos do Curso de Russo da ESA, e convidados, também estavam presentes o presidente da Câmara de Fomento das Relações Brasil/Rússia, Jocelin Azambuja; e a Diretora e professora do Instituto Cultural Russo, Elena Jaeger.

Na ocasião, Azambuja destacou a parceria entre a OABRS/ESA, o Instituto Cultural Russo e a Câmara de Fomento, que promove uma integração entre as sociedades russa e brasileira. Ele lembrou ainda que a Rússia é o quarto mais importante mercado de exportações do Rio Grande do Sul, que nos últimos dez anos elevou as cifras negociadas de meros R$ 9,5 milhões para R$ 1 bilhão por ano. Destacou ainda a importância do Instituto para o aprendizado da língua russa em nosso estado e o trabalho do Instituto.

Por sua vez, o Cônsul Sampaio fez profundo relato sobre a participaçaõ da Rússia na 2º Guerra e o momento atual do , encantando a todos com seu profundo conhecimento e saber.
Veja mais fotos


Palestra dia 09/11/10, do cônsul sobre os 65 anos da participação da Rússia na vitória da segunda guerra mundial e a Rússia atual
Dia 09/11/10, as 18h, a Câmara e o Instituto Cultural Russo promovem palestra do sr. cônsul da Rússia professor Fernando Sampaio, sobre os 65 anos da participação da Rússia na grande "vitória" na segunda guerra mundial e a Rússia atual.
Local: ESA/OAB/RS na rua Washington Luiz, 1110/6º andar - Porto Alegre/RS
Entrada franca
Informações pelos fones (51) 3287.1831 - 3221.3140.

FALE LÍNGUA RUSSA
NOVOS CURSOS DE LÍNGUA RUSSA ESTÃO SENDO ABERTOS EM NOSSO INSTITUTO!

Formatura de língua russa o Instituto Cultural Russo da Câmara de Fomento das Relações Brasil/Rússia
Instituto Cultural Russo da Câmara de Fomento das Relações Brasil/Rússia, promoveu, a solenidade de Formatura dos Alunos de Língua Russa em parceria com A OAB/RS, por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA), O evento aconteceu no auditório da ESA, no 8º andar da sede da entidade A mesa de honra da cerimônia foi formada pelo presidente da Câmara de Fomento das Relações Brasil/Rússia, Jocelin Azambuja; o Cônsul da Rússia no RS, Fernando Sampaio, o chefe de gabinete da presidência da OAB/RS, Júlio Cezar Caspani, designado pelo presidente da seccional, Claudio Lamachia, que estava em Brasília; a diretora de Atividades Culturais e com Universidades da ESA, Fernanda Corrêa Osório; a Diretora e professora do Instituto Cultural Russo, Elena Jaeger e Amanda Bassis e o procurador do Estado, Paulo Sandri Pires. Na ocasião, também houve palestra sobre “A Rússia e RS pós-queda da União Soviética e as suas relações políticas”, com o cônsul da Rússia no RS. professor, Fernando G. Sampaio.
Veja as fotos

CURSO DE LÍNGUA, SEGUNDO SEMESTRE DE 2010
O Instituto Cultural Russo, da Câmara de Fomento das Relações Brasil/Rússia
e a Escola Superior de Advocacia DA OAB/RS, informam que estão abertas as
matrículas para os cursos de Língua Russa, turmas do segundo semestre de 2010.
Período: de 01/08 a 18/12/2010.
As aulas serão as terça-feiras, quintas-feiras, sextas-feiras e sábados, para os níveis Básico I iniciantes, Básico II e III e Russo Jurídico
Maiores informações

EMBAIXADA DA RÚSSIA COMEMORA DATA NACIONAL
O Embaixador da Federação da Rússia no Brasil Sr. Sergey Pogosovich Akopov, recepcionou em Brasília, no dia 10/06/10 na sede da Embaixada, o Corpo Diplomático e autoridades, na comemoração da data Nacional da Rússia do dia 12/06/10. O Cônsul da Rússia no RS, Professor Fernando G. Sampaio; e o Presidente da Câmara de Fomento das Relações Brasil-Rússia, Dr. Jocelin Azambuja, estiveram presentes prestando sua homenagem para a Federação da Rússia. Também se encontraram com novo Chefe da Representação Comercial da Rússia no Brasil, o Sr. Serjey Baldin e o Vice-Chefe, Sr. Victor Tolokolnikov. Na oportunidade reencontraram o Cel. Lúcio Carneiro de Freitas, da Assessoria do Ministério da Defesa, da Subchefia de Logística, que também levou seu abraço aos amigos. O Cônsul e o Presidente, realizaram reuniões importantes para as relacoes culturais e comerciais do Estado do RGS. com a Rússia,que deveram gerar maior desenvolvimento.
Veja outras fotos

MATRÍCULAS ABERTAS
Cursos novos no Instituto Cultural Russo
Cultura e tradições russas
Sex. 17:30- 18:30
Russo para viagem
Sex. 18:30- 20:00
Inscrições: ESA/OAB-RS
Rua Washington Luiz 1110, 6-o andar
tel. 3287.1842 ou 8411.7771

Embaixador Vladimir Tyurdenev, depois de quatro anos prestados no Brasil retornou a Russia, assumindo as novas funções o Embaixador

Sergey Pogosovich Akopov
Embaixador da Federação da Rússia no Brasil



Leia mais...

VIAGEM PARA A RÚSSIA
A Professora Elena Jaeger, do Instituto Cultural Russo, está promovendo uma inesquecível viagem para Rússia. Visitaremos as cidades de Moscou e Sant Petersburgo, além de famosas cidades do Anel de Ouro (Rostov, Suzdal, Peresslavl Zalesski, Kostroma, Yaroslavl, Plios) com suas maravilhosas igrejas com lindas arquiteturas .

Para maiores informações ligar 55 51 8411.7771.
Estão abertas as matrículas para curso de Cultura e Tradições Russas como parte preparatória da viagem.
Início das aulas no dia 30/04/2010 das 17h às 18h30min
Valor do Curso: R$ 95,00.

PÁSCOA AULA-PALESTRA SOBRE CULINARIA RÚSSA
Como em todo país cristão, o feriado de Páscoa é também celebrado na Rússia. Bolos especias de Páscoa são feitos. Os ovos de Páscoa tem significados específicos e é um tradicional presente dado aos amigos e parentes como uma saudação.

Convidamos para a aula-palestra sobre culinaria russa tipica para esta epoca, ministrada pela Diretora do Instituto Cultural Russo Prof. Elena . Além de saborear pratos tipicos, támbem aprenderemos varias tecnicas de pintura de ovos e preparar cesto típico da Pascoa russa.

Dia: 26/03/2010
Início: 19:30 min.

Local: No Espaço Gourmet Blue Ville - Av. Cristóvão Colombo, 3309
Valor do curso: R$ 35,00.
Inscrições pelo telefone (051) 3326.7000

VAGAS LIMITADAS


Instituto Cultural Russo em parceria com ESA/OAB-RS promove novos cursos de língua russa no 1º semestre de 2010.

Clique para ver os horários e preços


Confraternização marca o encerramento das atividades do Curso de Russo no ano
A Câmara de Fomento das Relações Brasil-Rússia e o Instituto Cultural Russo com o Consulado da da Rússia no Rio Grande do Sul, Promoveram junto com a ESA-OAB/RS, o fim das comemorações do ano do centenário da imigração russa no Rio Grande do Sul. Na ocasião foi feito um coquitel nas dependências da OAB-RS, numa confraternizacao com os funcionários da ESA. O Cônsul Prof. Fernando Sampaio; destacou a importância dos eventos que contaram com o apoio da Assembleia Legislativa, da OSPA, de entidades culturais e a presença do Sr. Embaixador Vladimir Tuerdenev. O presidente Jocelin Azambuja ressaltou a grandeza dos eventos e o crescimento das relacoes Brasil Rússia, destacando o especial apoio da OAB-RS e da ESA. A Secretária-geral adjunta da OAB/RS, Dra. Maria Helena Dornelles, participou da confraternização destacando a importância da parceria entre a OAB-RS, ESA, Câmara e Instituto Cultural, No encerramento das atividades do Curso de Russo, neste ano letivo realizado a ESA, a Diretora do Instituto professora Elena Jaeger; agradeceu aos alunos e homenageou os colaboradores da Escola Superior de Advocacia.
Veja as fotos


Dando sequência as comemorações do centenário da imigração russa no RGS
A Câmara e o Insituto, realizaram ciclo de palestras que iniciou com o
Consul Prof. Fernando G. Sampaio e culminou com as Dras., Joan Vernikos, Americana e a brasileira, Thais Russomano, na parceria com a ESA-OAB-RS.
Vejam demais fotos e matéria


Embaixador da Rússia no Brasil visita o RS
Palestra na OAB/RS
O Embaixador Vladimir Tyurdenev veio ao RS para as comemorações do centenário da imigração russa.

Visitou Gramado e a região serrana em companhia do Presidente Jocelin Azambuja, quando tiveram oportunidade de visitar a prefeitura de
Gramado, para discutir o turismo russo para a região.

Em Porto Alegre realizou palestra na OAB-RS, em razão do curso de língua russa, oferecido pela Câmara Instituto Cultural Russo e ESA-OAB.

A Ordem gaúcha, por meio da ESA, recebeu, na noite desta quinta-feira (08), o embaixador da Rússia no Brasil, Vladimir Tyurdenev. O evento,
em alusão ao centenário da imigração russa no Rio Grande do Sul, reuniu grande público, em sua maioria alunos do curso de língua russa
oferecido pela Escola Superior da Advocacia.

Recebido na Ordem pelo presidente da entidade, r. Claudio Lamachia, o Embaixador conheceu as instalações da seccional acompanhado da
secretária-geral da entidade, Sulamita Santos Cabral; do diretor de Comunicação e Informática da ESA, Eduardo Lemos Barbosa; do cônsul da
Rússia no RS, professor Fernando G. Sampaio; do presidente da Câmara de Fomento das Relações Brasil-Rússia, Jocelin Azambuja; e da diretora
do Instituto Cultural Russo, professora Elena Jaeger.

Tyurdenev surpreende ao falar português com fluência invejável e um leve sotaque. Ao chegar, lembrou que esta era a segunda vez que vinha
ao RS e que o clima de Porto Alegre lembrou o da primavera na Rússia, com temperaturas amenas.
Leia mais...


Embaixador da Russia Vladimir Tyurdenev acompanhado da Sra. Embaixatriz visita o Rio Grande do Sul
Dia 06 a 08/10/09
Visita Gramado e região serrana

Dia 08/10
As 19hs participa de reunião na ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL-OABRS
Auditório da Escola Superior de Advocacia Rua Washington Luiz, 1110, no 8° andar.
Palestra do Sr. Embaixador para os alunos do Instituto Cultural Russo da Câmara de Fomento das Relacoes Brasil Rússia e advogados
Titulo: " As relacoes Brasil/Rússia e os 100 anos da imigração russa no RS." e presta Homenagem do Governo Russo ao Sr. Cônsul Honorário da Rússia no RGS, Professor Fernando G. Sampaio

Dia 09 e 10/10 Viajem para Campinas das Missões.
Participação nos eventos Comemorativos aos 100 anos da Imigração Russa no RGS, promovidos pela Comunidade Russa do RGS.


ORQUESTRA SINFÔNICA HOMENAGEIA IMIGRAÇÃO RUSSA
Na série Concertos Oficiais - a OSPA homenageou o Centenário da Imigração russa no Rio Grande Do Sul
a pedido do Cônsul Prof. Fernando G. Sampaio e do Presidente do Instituto Cultural Russo Dr. Jocelin Azambuja.
O concerto teve a regência do maestro russo Alexey Nikonov e a participação da Solista Marina Shevchenko (Soprano),
no Salão de Atos da Universidade Federal do RGS-UFRGS, com Obras de:
A.Mussorgsky "Khovanshchina" Overture
P.I.Tchaikovsky "Eugenio Onegin" Aria di Tatiana
P.I.Tchaikovsky "La Dame de Pique" Arioso di Lisa
S. Rachmaninov - Sinfonia nº2, op.27, em Mí Maior
Russos em concerto
O Collegium Musicum de Porto Alegre, formação de músicos da Ospa, recebeu músicos do alemão Karslruher Konzert-Duo, também para um Concerto Comemorativo ao Centenário da Imigração Russa no Rio Grande do Sul, no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa do RS.
O programa da noite teve o Quinteto para Piano e Cordas de Dmitri Shostakovitch, opus 57, além de músicas de dois outros grandes compositores russos:
Sergei Rachmaninoff e Sergei Prokofiev. A orientação musical foi da professora Hella Frank, da Ufrgs, e a coordenação do músico Cosmas Grieneisen, da Ospa.
Também houve interiorizacao do concerto no Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas.
Veja outras fotos

Cerimônia de formatura do curso de língua russa foi realizada nesta sexta-feira (21/08).
A Câmara de Fomento das Relações Brasil/Rússia e Instituto Cultural Russo, presididos pelo Dr. Jocelin Azambuja; juntamente com a Diretora de línguas e do Instituto Cultural Russo,professora Helena Jaeger, em parceria com a.A OAB/RS-ESA, realizou, nesta sexta-feira (21), a formatura do curso de Língua Russa. A cerimônia foi realizada com a presença do vice-presidente da ESA Dr.Artur da Fonseca Alvim.

Nesta ocasião se formaram 41 alunos, nos três módulos do curso – básico, intermediário e avançado. dentro das comemoracoes dos 100 anos da imigração russa no Rio Grande do Sul.
O Dr.Artur da Fonseca Alvim, saudou os presentes e destacou a importância da parceria firmada entre a OAB/RS-ESA e a Câmara com os cursos de língua russa do Instituto Cultura Russo dizendo que e uma grande satisfação para a entidade acolher a todos.
O Dr. Jocelin Azambuja em nome da Câmara, disse da importância desta parceria transformando a OAB num verdadeira Embaixadora nas relacoes
RS/Russia no momento em que a balança comercial atinge cerca de US1.200.000.000 e o RS tendo 22% das expostacoes brasileiras para a Rússia. Cumprimentou todos os alunos em especial pelo momento da comemoracoes do centenário da imigração. Destacou ainda o apoio de todos os funcionários da ESA coordenado pela Dr. Mirian que tanto apoiam o curso.
A Diretora de línguas e do Instituto Cultural Russo,professora Helena Jaeger, cidadão russa que vive a 8 anos no estado, disse da alegria de poder ajudar o Instituto a fortalecer as relacoes entre os países e cumrpimentou a todos os alunos que venceram mais uma etapa do curso.
Veja outras fotos

curso de Especialização em Relações Internacionais e Diplomacia da Unisinos
"O curso de Especialização em Relações Internacionais e Diplomacia da Unisinos recebeu, na aula de quarta-feira (22/7), o presidente da Câmara de Fomento das Relações Brasil-Rússia, Dr. Jocelin Azambuja, que desenvolve ações em conjunto com o consulado, com entidades empresariais e com a iniciativa privada, na busca pela dinamização das relações entre os dois países. Proferiu palestra juntamente com o Diretor para Assuntos Espaciais da Câmara, Paulo Gontran Ramos."

Comemoração da Data Nacional da Rússia
Na comemoração da data nacional da Rússia, ocorrida dia 12pp,. vários eventos foram realizados.
O Cônsul Prof. Fernando G. Sampaio participou no dia 10pp. na sede do Consulado Geral em São Paulo da recepção oferecida pelo Sr. Cônsul
Geral.
No dia 16pp. o Presidente da Câmara de Fomento da Relacoes Brasil Rússia Dr. Jocelin Azambuja, participou em Brasília da recepção
oferecida pelo S. Embaixador Vladimir Tyurdenev.
O evento foi muito concorrido, tendo participado o Presidente em exercício do Brasil, Sr. José Alencar, corpo diplomático muitas
autoridades e convidados.
Em Porto Alegre o Consulado promoveu junto com a Câmara, em parceria com a OSPA, concerto no teatro do Bourbon Shopping, onde foi recebido
o corpo consular, autoridades e convidados.
Na foto o Chefe da Missão Comercial da Rússia no Brasil, Sr. Valentin Mayakov, o Senhor Embaixador, a Sra. Embaixatriz e nosso Presidente da
Câmara.
Veja outras fotos

Concerto dos 100 Anos da Imigração Russa no RGS
No próximo domingo (21/06) a OSPA estará realizando um concerto em homengem aos 100 anos da imigração russa no estado do RS. O concerto acontecerá no Teatro do Bourbon Country e terá entrada franca. Será um dia inteiro de música, iniciando às 14h com toda a orquestra em palco e terminando às 22h do mesmo jeito. Nos demais horários os músicos irão se revezar.

Festival de Cinema Russo Foi um Sucesso
Dentro das comemorações dos 100 anos da imigração russa no RS, foi realizado na assembléia legislativa o festival de cinema russo de 9 a
11/05.
Na abertura dia 09/05/09 o cônsul professor Fernando G. Sampaio, o presidente da câmara Jocelin Azambuja e a diretora do instituto cultural russo professora Elena Jaeger, saudaram o público presente que prestigiou o evento para assistir os filmes:
Leste/Oeste - O Amor no Exílio, Sibéria e O Sol Enganador.
Leia mais...

Palestra no Plenarinho da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
O Cônsul ad Honoren da Rússia no RS, Professor Fernando G. Sampaio, fez dia 25/03/09, a abertura da programação oficial comemorativo aos 100 ANOS DA IMIGRAÇÃO RUSSA NO RS, proferindo palestra no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, sobre o tema: PEDRO, O GRANDE E A OCIDENTALIZAÇÃO DA RÚSSIA. O presidente da Câmara Dr. Jocelin Azambuja fez a apresentação da cerimonia e saudou o Senhor Cônsul. Na plateia convidados especiais, alem de estudantes de São Petersburgo que participam em Porto Alegre (cidade irmã de São Petersburgo) de programa de intercâmbio estudantil.
Ver mais fotos...

Câmara e consulado recebem sr. vice-cônsul da Rússia
O sr. vice-cônsul da Rússia do consulado geral de são Paulo Dmitry Bushuev, esteve em visita ao sr. cônsul honorário da Rússia no RS,
prof. Fernando G. Sampaio e ao presidente da câmara dr. Jocelin Azambuja, em nossa capital..
Ver matéria e fotos...


Vice-chefe da Missão Comercial da Rússia no Brasil visita a câmara e a Taurus
O Sr. IVAN SHAYTUKHOV, VICE-CHEFE DA MISSÃO COMERCIAL DA RÚSSIA NO BRASIL, esteve em Porto Alegre, em visita a nossa séde no dia 05/03/09, acompanhado do Sr.Haschially Venuciano.
Além da visita a Câmara estiveram também visitando a séde da Empresa Forjas Taurus S.A., acompanhados do Presidente da Câmara Jocelin Azambuja, para conhecer o potencial de negócios que podem ser realizados com a empresa em suas diversas áreas de produção.
Na Taurus foram recebidos pelo Diretor Vice-Presidente Jorge Py Velloso, e o Diretor da área de exportação Nelson Maltichick, que com sua equipe mostraram as diversas áreas de atuação e produção do grupo e suas possibilidades industriais de exportação.
O Sr. Ivan, também ficou muito contente de ver o trabalho desenvolvido pela Câmara em conjunto com o Consulado, para as comemorações neste ano, dos 100 anos da Imigração Russa no RS. confirmando a participação do Chefe da Missão Comercial Sr. Valentin no próximo mês, abrindo as
conferências da Câmara neste ano.
Ver fotos...

Curso Intensivo de língua RUSSA
A Escola Superior de Advocacia informa que estão abertas as matrículas.

Intensivo
Período: de 09/02 a 20/02/2009.
Leia mais...

O espetáculo O Urso
Do autor russo Anton Tchekhov, sob a direção de Deborah Finocchiaro.

O URSO
06, 07 e 08 de fevereiro
sexta, sábado e domingo 21h
Sala Álvaro Moreyra
Centro Municipal de Cultura - Av. Érico Veríssimo, 307 - POA / RS
Fone: (51) 3289.8066 (Estacionamento Gratuito).
Saiba mais

Capitão Baranoff é Homenageado
A família do Capitão Basilio Baranof, recebeu condecoração do Governo Russo de homenagem ao Capitão Basilio Baranof.
A Sra. Nazareth Rodrigues Baranoff - Esposa, a Filha Nádia Angélica Baranoff e o filho Wladymir Alexander Baranoff

A Homenagerm foi feita pela vida e obra de Baranoff - todo o trabalho dele junto à Rússia no afã de dotar o Brasil de uma tecnologia espacial, em intercâmbio constante com a Federação da Rússia, Pela iniciativa do Diretor da Câmara Paulo Gontran Ramos, do Presidente Jocelin Azambuja e o apoio fundamental do Consul Prof.Fernando G. Sampaio, que solicitou junto ao Sr. Embaixador, Vladimir Tuerdenev, esta homenagem que culminou com essa comenda, tão merecida aprovada em Moscou pelo Governo Russo.
Ele ainda soube, em vida, que a honraria estava a caminho e ficou muito feliz pelo reconhecimento.
Estamos certos que de onte ele estiver agora, certamente estará satisfeito com essa homenagem.
A pedido do Sr. Embaixador foi entregue pelo Consulado Geral de São Paulo. Comenda e Certificado entregues pelo Vice-Cônsul Dimitri Bushuev da Embaixada da Russia em 05/11/2008 na residência de Nádia Angélica Baranoff, em São Paulo.
Aproveitamos para agradecer também a presença do MAB, na pessoa do Brigadeiro Frazão e o funcionário Tiago, incansável batalhador, desde os tempos do Baranoff, que acompanharam e fotografaram o evento.
Veja as fotos


Consul da Rússia no RS organiza 100 anos da imigração russa
O Cônsul da Rússia no RS., Professor Fernando Sampaio deu posse a umacomissão especial sob sua liderança, para organizar as festividades do centenário da imigração russa no RSl, que tem como data principal a chegada dos primeiros imigrantes russos em 09 de outubro de 1909. A comissão é formada por membros da Câmara de Fomento das Relações Brasil Rússia, Instituto Cultural Russo, Organização de Estudos Científicos, Grupo de Danças Folclóricas e membros da comunidade russa no estado. A Assembléia Legislativa já instituiu o dia 09/10 como o dia da etnia russa, Lei de autoria do Deputado Marquinhos Lang. A comissão prepara extensa programação durante todo o ano de 2009, na capital e interior, que contara com eventos culturais, educacionais e comerciais, além das homenagens que o poder Legislativo prestará aos russos residentes no estado e seus descendentes.

Presidente russo encerra visita ao Brasil, Peru, Venezuela e Cuba
O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, fez sua primeira visita como chefe de estado ao Brasil. O objetivo é estreitar os laços econômicos entre os dois países, que têm um comércio bilateral de pouco mais de 7,3 bilhões de dólares.
Acompanhou o Presidente uma expressiva delegação de empresários de várias áreas, incluindo diretores da estatal Gazprom, a maior empresa mundial do mercado de gás, da Lukoil, a gigante privada do petróleo russo, e da Agência Federal Espacial Russa (Roscosmos).
O Presidente disse que o objetivo é chegar a 10 bilhões de dólares no comércio bilateral com o Brasil.
O Brasil foi a terceira escala da viagem sul-americana do sucessor de Vladimir Putin. O presidente Medvedev, passou por Portugal e pelo Peru, onde participou da Cúpula Ásia-Pacífico (Apec). Depois do Brasil, ele visitou a a Venezuela e Cuba.

Medvedev é o terceiro Presidente russo:
• 10 de Julho de 1991 - 31 de Dezembro de 1999 Boris Yeltsin
• 31 de Dezembro de 1999 - 7 de Maio de 2008 Vladimir Putin
• 7 de Maio de 2008 - hoje Dmitry Medvedev.


Homenagem do Governo Russo ao Capitão Basílio Baranoff
A morte do Capitão Basílio Baranoff criou, no meio ufológico, a ausência de um cérebro especial, entre a fenomenologia dos discos voadores e as atividades espaciais.
A pedido de nosso Diretor da Câmara para assuntos espaciais, Paulo Gontram Ramos, encaminhamos em maio deste ano ao nosso Cônsul Prof. Fernando G. Sampaio, pedido para que o governo da Federação da Rússia prestasse uma homenagem ao Capitão Basílio Baranoff. Imediatamente o Cônsul acolheu e encaminhou o assunto ao Senhor Embaixador Vladimir Tuerdenev, que prontamente aceitou a proposição e encaminhou ao governo Russo, que reconhecendo seu trabalho especial na integração e trabalho aéreo espacial Brasil/Rússia, concedeu-lhe a honraria, infelizmente, após os trâmites normais, quando chegou o comunicado oficial o Capitão havia falecido.
Feito o comunicado a família, a homenagem será feita em solenidade no Consulado Geral da Rússia em São Paulo a entrega “pós morten”.
Leia mais...

Na semana do advogado a Câmara de Fomento das Relações Brasil/Russia, através do seu Instituto Cultural Russo, formou mais uma turma de alunos do curso de língua russa nos diversos níveis.
A formatura foi na sede da Escola Superior de Advocacia da OAB/RS, parceira da Câmara.
Momento importante foi a formatura conjunta com o Instituto Cultural Italiano, marcando uma relação profícua das linguas estrangeiras e a OAB/RS no apoio aos advogados desejosos de conhecimentos novos.
O Presidente Jocelin Azambuja e a Diretora do Instituto Prof. Elena Robertinova Jaeger, homenagearam a todos com a diplomação.
Ver fotos

A Escola Estadual Euclides da Cunha de Porto Alegre-RS, realizou um jantar em homenagem a Federação da Rússia, no dia 27 de junho. O Sr. Consul Prof. Ferrnando G. Sampaio juntamente com o Presidente da Câmara Dr. Jocelin Azambuja, e a Diretora de Linguas do Instituto Cultural Russo Prof. Elena Jaeger, estiveram prestigiando a comunidade.
O evento contou com a presença de cerca de 200 pessoas da comunidade escolar, com jovens Russos do Barzarquistão, com o Grupo de danças russas de Canoas Orel. Os alunos passaram a semana trabalhando nas diversas matérias com a Federação da Rússia, culminando com uma exposição tematica na Biblioteca da escola.
A direção da escola sob a liderança da prof. Marinês, professores e pais fizeram um belo evento com a culinária russa.
Ver fotos

Visita ao Laboratório de Microgravidade Centro de Estudos de Fisiologia Espacial da PUC-RS do Sr. Valentin Mayakov e Mikhail Colubkov da Missão Comercial da Rússia, acompanhados do Presidente da Câmara Jocelin Azambuja e do Diretor para Assuntos Científicos Espaciais da Câmara Sr. Paulo Gontran Ramos, sendo recebidos pela Dra. Thais Russomano e equipe, com vistas a realização de convenios entre a PUC e Instituto Russo na área espacial.
Ver fotos

Fecomércio - Seminário
A Câmara de Fomento das Relações Brasil/Rússia, dando sequencia as palestras bilaterias realizou com a FECOMÉRCIO no último dia 10/03/08, seminário importante tendo como principal palestrante o Sr. Valentin Myagkov - novo Chefe da Missão Comercial da Rússia no Brasil.
O evento contou com a participação de representantes de secretários de estado, municípios, empresários, entidades empresariais, sócios da câmara, advogados, e interessados no incremento das relações com a Rússia.
O Sr. Valentin mostrou as potencialidades comerciais da Rússia, em especial suas zonas especiais e o projeto de cada vez mais ser incrementado o aumento da balança comercial entre o RS e a Rússia.
Confirmou ainda a vinda de uma missão comercial russa ao nosso estado acertada pelo Presidente da Câmara Dr. Jocelin Azambuja quando de sua visita no final de 2007 à a Câmara Federal Rússia/ Brasil em Moscou.
O Sr. Valentin apontou diversas oportunidades comerciais que os empresários gaúchos podem desenvolver emparceria com os russos.
O Dr. Jocelin Azambuja - Presidente da Câmara de Fomento das Relações Brasil - Rússia, em sua manifestação destacou a importância da câmara bilateral como ferramenta para acessar o mercado russo a partir do RS.
Disse o Presidente que o seminário é um marco importante no fortalecimento destas relações, crescendo sucessivamente e alargando todas as possibilidades comerciais.Destacou a importância da confirmação da vinda da missão comercial russa ao estado em junho e acrescentou que nem todos os setores empresariais da comitiva foram definidos, e que consultas e sugestões ainda podem ser feitas à Câmara.
O Seminário teve o apoio do Consulado da Rússia no RS, da FCCE e a participação da APEX - Brasil, Prismar Transporte e Sistemas Logísticos e do Banco do Brasil, com a organização da GENESIS
Internacional.
Veja palestras e fotos do seminário

 
Rua Alameda Coelho Neto, 89 - Bairro Boa Vista - Porto Alegre-RS-Brasil
CEP: 91.340-340 Fone +55.51.33339832 FAX +55.51.33287955
E-mail: camarafrussia@ig.com.br
Colaborador/site: Luciano Ordovás - lucianosete@yahoo.com.br